quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Unidade 2 - Informação Empresarial

“O propósito básico da informação é o de habilitar a organização a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação”. (OLIVEIRA, 1998 apub REZENDE e ABREU, 2003).

Nesta segunda aula, o texto acima e os níveis hierárquicos de informação da figura explicitam a intensidade e a importância da informação nas organizações, para a sua sobrevivência e sucesso desejado no mundo globalizado.

Em cada nível, a utilização consistente do conjunto das informações conquistadas terá como principais impactos como vantagem competitiva:

  • O fornecimento de apoio a decisões;

  • A realização de atividades com menores custos, recursos, tempo, retrabalhos;
  • O aprimoramento dos produtos, serviços e resultados.

Uma discussão que se seguiu foi a produção e qualidade da informação, e a medida dada pela relação do custo para obtê-la, que envolvem tempos e valores altos, e a eficácia do benefício alcançado pelo seu uso pela organização em sua tomada de decisão. Entendendo que a tomada de decisão irá acontecer nos seguintes níveis hierárquicos da organização: nível operacional (decisões tomadas pelo corpo técnico, nível gerencial ou tático (decisões tomadas pelo escalão intermediário – gestores) e nível estratégico( decisões tomadas pelo alto escalão).

Os desafios das implementações do sistema de informação nas organizações se estabelecem pela quebra e transposição do paradigma da organização tradicional para um novo paradigma centrado na sociedade da informação, onde o quadro abaixo mostra as duas realidades.



As reflexões acima nos levam a afirmar que, os novos paradigmas estabelecidos para a nova organização, trarão mudanças profundas no ambiente social da empresa.

Dois neologismos foram aprendidos, INFOEMPRESA e INFOEMPRESÁRIO, que são termos usados para empresas e pessoas que possuem e vendem informações de forma empresarial ou pessoal.



Nenhum comentário: