
A necessidade dos Sistema de Apoio à Decisão (SAD) surgiu na década de 70, em decorrência de diversos fatores, como:
- Competição cada vez maior entre as organizações;
- Necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão;
- Disponibilidade de tecnologias de hardware e software para armazenar e buscar rapidamente as informações;
- Possibilidade de armazenar o conhecimento e as experiências de especialistas em bases de conhecimentos;
- Necessidade de a informática apoiar o processo de planejamento estratégico empresarial.
- Esses fatores contribuíram para que as organizações começassem a desenvolver sistemas de informações que pudessem fornecer informações para auxiliar no processo de tomada de decisão.
Dentre as definições consultadas escolhi três:
- "SAD é um sistema de informação que apoia qualquer processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional".
- "SAD é um sistema baseado em computador que auxilia o processo de tomada de decisão utilizando dados e modelos para resolver problemas não estruturados ".
- "SAD é uma estratégia de implementação que torna o computador útil ao gerente".

Figura Exemplo de um SAD
As principais características dos SAD são:
- Possibilidade de desenvolvimento rápido, com a participação ativa do usuário em todo o processo;
- Facilidade para incorporar novas ferramentas de apoio à decisão, novos aplicativos e novas informações.
- Flexibilidade na busca e manipulação das informações;
- Individualização e orientação para a pessoa que toma as decisões, com flexibilidade de adaptação ao estilo pessoal de tomada de decisão do usuário;
- Real pertinência ao processo de tomada de decisão, ajudando o usuário a decidir através de subsídios relevantes;
- Usabilidade, ou seja, facilidade para que o usuário o entenda, use e modifique de forma interativa.

LAUDON (2004) afirma que um SAD tem por objetivo auxiliar o processo de decisão gerencial, combinando dados, ferramentas e modelos analíticos sofisticados e software amigável ao usuário em um único e poderoso sistema que pode dar suporte à tomada de decisão semi-estruturada e não-estruturada. Além disso, um SAD fornece aos usuários um conjunto flexível de ferramentas e capacidades para analisar dados importantes.
Visto isso, é correto dizer que um SAD não só trabalha com dados para ajudar os gerentes a tomarem decisões triviais, mas também será usado principalmente em situações em que for necessário tomar decisões estratégicas para o bom andamento da empresa.
Estudo de Casos:
Data Warehouse
foram apresentados pelo grupo que participava os casos do uso por empresa da área de Telefonia que utiliza o armazenamento de ligações locais e interubanas do Data Warehouse da AT&T, e da empresa Axfood de rede supermercados.
Sistema Baseados em Regras
Sistema Baseados em Regras
Outro grupo de alunos apresentou os casos da Galeria Kaufhof uma rede de lojas de departamento que usa o sistema de regras para gerenciamento de 120.000 entregas de mercadorias e o da Corporação Financeira Countrywide e seu sistema de regras denominado de CLUES (Countrywide´s Loan Underwriting Expert System) que auxiliava a empresa a tomar decisão na concessão de empréstimos, fechando com o caso da firma Goldman Sachs e seu sistema especialista baseado em regras para manter ações não desejadas de portifolios de clientes..
Enterprise Resources Planning (ERP)
Aqui o grupo deste caso apresentou a Novartis A. G. líder nomercado mundial farmacêutico e de saúde, que atua em mais de 140 países, com 77.200 funcionarios e faturamento de US$ 25 bilhões no ano de 2003.
Customer Relationship Management (CRM)
Os casos apresentados foram os das empresas Mercedes-Bens e SAAB que são marcas de automóveis sofisticados, com grande quantidade de consumidores leais. E o uso deste tipo de sistema para tomada de decisões em vendas e marketing junto aos seus clientes no Canadá pela Mercedes-Bens e na USA pela SAAB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário