segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Unidade 6 – Seminários

Abaixo faço algumas colocações dos assuntos apresentados nos seminário vistos em sala de aula. Quero enaltecer o desempenho das apresentações dos meus colegas de curso e de dizer o quanto fico feliz de fazer parte deste grupo seleto. Pessoas que se entregaram com afinco na busca de informações e apresentações de seus temas. Parabéns a todos!!


Telefonia pela Internet





Neste tema resovi colocar deixar o endereço abaixo, que fornecer outras informações, acrescentando ao que foi apresentado em sala, visto que o tema é vasto.

http://www.imasters.com.br/artigo/2073/tecnologia/voip_e_telefonia_ip_paralelas_e_inevitaveis/



• Comércio Eletrônico

Em todo o mundo, as empresas buscam novas formas de otimizar a produção, comercialização e distribuição de seus bens e serviços, de forma a garantir ganhos de produtividade e a redução de custos para competir no mercado globalizado. Com a globalização da economia, outro fenômeno vem conquistando espaços em vários países, inclusive no Brasil: o comércio eletrônico (e-commerce), uma forma de fazer negócios através do computador. Pesquisas recentes vem demonstrando que receitas dos negócios realizados através da internet vêm crescendo a passos largos. As facilidades crescentes de acesso das diversas nações à internet tendem a transformar o comércio eletrônico numa das mais significativas portas de negócios no próximo século.

Comércio eletrônico (ou e-commerce) é a automação das transações comerciais pela utilização das tecnologias de informática e telecomunicações. A parcela mais visível do comércio eletrônico para a maioria das pessoas é constituída pelo universo de "lojas virtuais" disponíveis na Internet. Todas as etapas do negócio - desde a busca do produto até sua entrega ao cliente - podem ser controladas através do computador. O acréscimo de um cliente ao banco de dados tem custo marginal baixíssimo, praticamente nulo, e o pode ser uma arma estratégica para promover a fidelização.

Como exemplo escolhi este tema atualissimo, o Second Life.




A Bullet, agência de promoção, acaba de lançar mais uma no mundo virtual: será a primeira a agenciar promotores virtuais para trabalhar em ações promocionais no metaverso. Os promotores poderão ser contratados para recepcionar consumidores nas lojas do Second Life, divulgar promoções, além de orientar e dar dicas aos novos usuários.A iniciativa da agência terá início a partir da próxima semana. Os candidatos ao emprego temporário devem procurar ao Café Bullet no Second Life.”


Segurança da Informação

A Internet traz consigo tudo de bom que a vida real tem, mas também tudo de ruim. Afinal, ela é um espelho de nossas próprias qualidades e defeitos. E como a vida não anda muito fácil no mundo real, não podemos deixar passar a oportunidade de estremecer também o mundo virtual para quebrar a paz, a harmonia e desmerecer a disseminação da cultura e do conhecimento, principal finalidade da Internet. Porém, é fato que não existe um problema que não esteja recheado de oportunidades. Estas pragas possuem papel fundamental na evolução das tecnologias de proteção aquecendo a indústria e fazendo com que este dinamismo do setor seja evidente na quantidade de produtos que periodicamente são ofertados por diferentes fabricantes. O mercado evolui com agressividade ávido pela contenção do exército de malfeitores. Este infinito leque de oportunidades é capaz de movimentar alguns milhões de dólares em produtos que são comercializados para proteção de empresas e usuários finais, ou seja, a segurança das informações.


Os principais problemas de segurança que acontecem nos computadores domésticos e corporativos são causados, em sua maioria, pela falta de conhecimento do usuário sobre os códigos maliciosos que proliferam por aí e sobre o próprio sistema operacional que ele usa. Ainda há muito despreparo quanto a melhores práticas e procedimentos cotidianos no computador e na navegação Internet. Na grande rede, é preciso saber mais sobre os sites visitados, os locais de onde se baixam arquivos e programas de diversos tipos. No computador, é preciso aprender a discernir os indícios de que há uma contaminação e a configurar e usar softwares de segurança - antivírus, firewalls pessoais, sistemas de detecção de intrusos, e assim por diante.


Ética na Distribuição e Uso da Informação

Após a apresentação do meu grupo de trabalho para este tema, onde colocamos um video da fala do nosso Presidente Lula falando da ètica dentro de seu partido PT, deixo o endereço do video do site e a reflexão abaixos:



“O que leva um cidadão que lê, vê, ouve e tem capacidade de raciocínio, a defender e até votar em corruptos que saqueiam o país de seus filhos?" Dailton Felipini


Compartilhamento de Informação via Intranet

Gostei muito da apresentação do grupo da intranet. Como a intranet se apresentasse para mim como uma ferramenta de “internet/comunicação” interna de empresas, de certa forma obvia no seu contexto, e como o grupo sobre outras possibilidades que tem se ampliado no seu conjunto, resolvi pesquisar um pouco, e acabei achando estes dois artigos sobre a internet e o endomarketing, vendas e marketing dentro das próprias empresas como uma novidade segundo o exemplo do grupo. Esses dois artigos são seqüenciais.

Artigo 1:




Sistemas Colaborativos

Um dos grandes benefícios que a moderna tecnologia de informação pode proporcionar às empresas são os chamados sistemas colaborativos, também conhecidos por sistemas de "Colaboração On-Line . Um sistema colaborativo nada mais é do que um software que oferece diversas funções relacionadas com o trabalho em grupo, gerenciamento de documentos, fluxos de trabalho e gerenciamento de conhecimento. Um sistema colaborativo permite que um grupo de trabalho, mesmo disperso geograficamente, possa trabalhar em conjunto e comunicar-se de forma efetivamente, compartilhando documentos e executando fluxos de trabalho ou processos de negócio. A figura abaixo mostra quais são os pilares da Colaboração On-Line:




Um sistema colaborativo ideal deve oferecer o seguinte conjunto de facilidades:

  • Repositório de documentos com controle de acesso e controle de revisões.
  • Fluxos de trabalho (Também conhecidos como processos de negócio)
  • Notificação automatizada por e-mail.
  • Fóruns de discussão.
  • Agenda
  • Acesso universal ao grupo de trabalho independente da localização física de seus componentes

Nenhum comentário: