segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Unidade 5 - Gestão do Conhecimento

Hoje recebemos informações de tudo o que é lado, de todas as direções. Seja pelos jornais, TVs, revistas, Internet, rádio do carro, painéis luminosos e até pelo celular. Ou seja, recebemos uma carga enorme de dados de todos os tipos, informações sobre os mais variados assuntos o tempo todo. Estamos absorvendo tudo isto, mas estamos adquirindo conhecimento?

De outro lado, as empresas estão percebendo que possuir este conhecimento pode ser um diferencial, pode estabelecer a tal vantagem competitiva que tanto ouvimos falar. Muitos funcionários estão se aperfeiçoando, adquirindo o “capital intelectual”, ou seja, criando, mudando, transformando a empresa, o mercado, a sociedade. Este é um processo dinâmico e de mudança contínua.

A Gestão do Conhecimento traz mudanças nas empresas, propondo a implementação de processos ágeis e simples, para que o conhecimento seja registrado e disponibilizado à todos. Estas mudanças são claramente observadas nas relações das empresas com o mercado, com seus fornecedores e com seus funcionários. Estão no dia-a-dia dos jornais e dos meios de comunicação em geral. Já li que Gestão do Conhecimento é inteligência coletiva

Groupwares

Groupewares, também conhecido como sistemas colaborativos. São sistemas de informação para suporte de pessoas comprometidas com uma tarefa comum através de uma interface em ambiente comum. Como exemplos temos o sistema Workflow, sistemas de E-mail, aplicações de Chat e Mensagens Instantâneas, sistemas de Co-autoriam Calendário de Grupo, Ambientes Virtuais de Colaboração e sistema de Áudio e Vídeo Conferência.

Taxionomia de Classificação de Groupwares

Sistema de Recomendação


Esse sistema auxilia os usuários na seleção de itens de seu interesse de uma grande coleção de itens, tal como a WEB ou como repositório de conhecimento organizacional. Considerando que a Gestão do Conhecimento se refere a “prover o conhecimento certo a pessoa certa no momento certo” , o usuário pode lançar mão deste sistema para encontrar uma informação específica ou procurar pessoas dentro da empresa que auxilie-o na resolução de sua dificuldade (recomendação baseada em conteúdo) ou que tenham gostos parecidos ao dele (recomendação colaborativa).


Hoje as empresas precisam apoiar estas iniciativas que fazem o mundo menor, que fazem com que as fontes do conhecimento cheguem aos interessados de forma rápida, segura e formatada. O usuário precisa da informação acessível em qualquer lugar e não necessariamente em seu local de trabalho.


Conclusão


Podemos notar que o sucesso de muitas empresas é dado pela vantagem competitiva obtida exatamente pelo uso deste Conhecimento (conhecimento e colaboração), não importa aonde ele está, ou mesmo o seu formato, o mundo percebeu que o Conhecimento virou chave para as empresas crescerem e o capital intelectual acumula e gera riquezas, cria "competência" e resultados, e que "conectar” pessoas é o mesmo que inovar, reusar, criar, juntar conhecimento tático com explicito para melhorar o desempenho e acesso rápido. Isto resulta em bons negócios.
A maior mudança ainda é a cultural, as pessoas precisam repensar este novo mundo e assumir novos papéis na empresa, compartilhando conhecimento, gerenciando novos processos e trabalhar seu dia-a-dia por mudanças, convivendo com inovações, colaboração e ao mesmo tempo competição, por que não?

Nenhum comentário: