quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Unidade 3 - Organização da Informação


Vimos abordando nas aulas passadas a importância dos dados, informações e conhecimento como valor econômico para as pessoas e as organizações neste mundo globalizado. Logo, é oportuno que esses dados, informações estejam ordenados, preparados e ao alcance no momento desejado pelo usuário. Para isso, as organizações e as empresas investem tempo e esforços na criação e manutenção de bases de dados.

Primeiramente as informações empresariais eram organizadas em sistemas de arquivos sem critérios pré-definidos, e esses arquivos cresciam desordenadamente, à medida que novas necessidades iam surgindo, gerando muitos arquivos diferentes, incompatíveis entre si, dificultando ou impossibilitando a sua manutenção e recuperação pelos altos custos e desgastes gerados dessas bases de dados.


A busca para organizar e solucionar estes conflitos foi criado o Sistema de Gerência de Banco de Dados(SGBDs) como forma de padronização e estabelecimentos de mecanismos que auxiliem e facilitem as empresas e aos seus usuários nas suas necessidades. Mas o que é um banco de dados e o que é um Sistema de Gerência de Banco de Dados em tecnologia da informação? Podemos banco de dados como o lugar virtual onde se armazena e se mantém disponível dados inter-relacionados logicamente para uso futuro, e sistema de gerência de banco de dados como uma coleção de programas que permite a criação e a gerência de bancos de dados.

Para a organização e recuperação de dados num sistema de banco de dados, foi usado na aula o exemplo uma empresa de vendas de passagem aérea, como se dá o registro, recuperação e controle na compra de passagens e valores das passagens e distribuição nos vôos e reservas dos passageiros. Esse modelo ou forma representada acima descreve a estrutura do SGBD, conhecida como Modelo Relacional.

Recuperação de Informações

Encontrei esse artigo, bem atualizado, ou atualizador sobre o histórico dos mecanismos de buscas e recuperação de dados, quem desejar:

http://www.imasters.com.br/artigo/5444/comunicacao/a_historia_do_tempo_dos_buscadores




Nenhum comentário: